sábado, 26 de setembro de 2009

Todo Mundo e Ninguém...

Estava eu folheando um livro de literatura e acho esse trecho. Um dos que eu me recordo sempre e gosto muito. ;D Tá aí pra vocês.

Auto da Feira, 1527


Entra Todo o Mundo, homem como rico mercador, e faz que anda buscando alguma coisa que se lhe perdeu; e logo após ele um homem, vestido como pobre, este se chama Ninguém, e diz:

Ninguém: - Que andas tu aí buscando?
Todo Mundo: - Mil coisas ando a buscar:
delas não posso achar,
porém ando porfiando
por quão bom é porfiar.
Ninguém: - Como hás nome, cavaleiro?
Todo Mundo: - Eu hei nome Todo o Mundo,
e meu tempo todo inteiro
é sempre buscar dinheiro,
e sempre nisto me fundo.
Ninguém: - Eu hei nome Ninguém
e busco a consciência.
Belzebu: - Esta é boa experiência:
Dinato, escreve isto bem.
Dinato: - Que escreverei, companheiro?
Belzebu: - Que Ninguém busca consciência,
e Todo o Mundo dinheiro.
Ninguém: - E agora que buscas lá?
Todo Mundo: - Busco honra muito grande.
Ninguém: - E eu virtude, que Deus mande
que tope com ela já.
Belzebu: - Outra adição nos açude: la outra
escreve logo aí, a fundo,
que busca honra Todo o Mundo,
e Ninguém busca virtude.
Ninguém: - Buscas outro mor bem qu’esse?
Todo Mundo: - Busco mais quem me louvasse
tudo quanto eu fizesse.
Ninguém: - E eu quem me repreendesse
em cada cousa que errasse.
Belzebu: - Escreve mais.
Dinato: - Que tens sabido?
Belzebu: - Que quer um extremo grado
Todo o Mundo ser louvado,
e Ninguém ser repreendido.
Ninguém: - Buscas mais, amigo meu?
Todo Mundo: - Busco a vida e quem ma dê.
Ninguém: - A vida não sei que é,
a morte conheço eu.
Belzebu: - Escreve la’outra sorte.
Dinato: - Que sorte?
Belzebu: - Muito garrida:
Todo o Mundo busca a vida,
e Ninguém conhece a morte.
Todo Mundo: - E mais queria o paraíso,
sem mo ninguém estorvar.
Ninguém: - E eu ponho-me a pagar
quanto devo para isso.
Belzebu: - Escreve com muito aviso.
Dinato: - Que escreverei?
Belzebu: - Escreve
que Todo o Mundo quer paraíso,
e Ninguém para o que deve.
Todo Mundo: - Folgo muito d’enganar,
e mentir nasceu comigo.
Ninguém: - Eu sempre verdade digo,
sem nunca me desviar.
Belzebu: - Ora escreve lá, compadre,
não sejas tu preguiçoso.
Dinato: - Que?
Belzebu: - Que Todo o Mundo é mentiroso,
e Ninguém diz a verdade.


Ah, eu me amarro nesse diálogo. Já até fiz teatro dele na aula. husadsuhadhusad
Comentem, digam o que acham! ;D

Nenhum comentário: